DICAS

Sintomas de Dislexia, tratamento e prevenção!

Dislexia não é uma doença, e sim um transtorno que prejudica a desenvoltura intelectual de algumas pessoas. A Dislexia consiste na dificuldade de leitura da criança, o indivíduo pode ter uma certa dificuldade para associar as letras e formar palavras, ela pode não conseguir associar as letras ao som final da mesma letra ou de uma palavra ou ainda frase.

Além disso, pode ser que  a criança não consiga se lembrar do que leu, e ainda pode haver uma certa dificuldade na leitura (os sintomas de Dislexia mostraremos logo mais). O curioso é que a Dislexia não afeta a inteligencia de uma pessoa, os disléxicos são pessoas normais, com uma inteligencia igual ou até mesmo superior aos demais indivíduos.

O problema é que a Dislexia causa essa certa dificuldade na leitura, o que consequentemente prejudica a leitura e até mesmo interpretação de um texto recentemente lido. Hoje iremos falar um pouco mais sobre a Dislexia, mostremos logo a seguir, quais são os sintomas de Dislexia. Se constatado a Dislexia, leve o teu filho a um especialista o mais breve possível.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de Dislexia

A Dislexia mostra os primeiros sinais quando criança, mas ela pode manifestar os sintomas quando o indivíduo já estiver adulto. veja quais são os sintomas desta complicação:

dislexia sintomas 01

Dificuldade para ler, escrever e entender: Os sintomas de Dislexia no que se refere à leitura, se concretiza basicamente com um atraso na realização de tal  atividade. Para ler, há uma certa dificuldade na leitura, a pessoa com Dislexia pode não conseguir ler em sequência, pode haver uma pausa forçada sempre que ela começa a ler algo.

A consequência disso é que a leitura não fica dinâmica, se por exemplo a pessoa pegar um livro para ler, pode ser que ela demore muito tempo além do normal para concluir tal leitura. Além de uma má leitura,  a Dislexia pode causar ainda uma certa dificuldade para escrever.

A Dislexia causa uma certa dificuldade no entendimento da pessoa, o que impede que ela consiga ler satisfatoriamente, pois as letras são más descifradas. E essa complicação pode prejudicar  a escrita, visto que a mesma funciona da mesma maneira que a leitura, se há uma má interpretação na leitura, haverá também uma má interpretação para escrever um texto qualquer.

Após ler um texto, a pessoa com Dislexia pode ainda ter uma certa dificuldade em entender o texto lido. E isso talvez não seja uma novidade, se a Dislexia causa uma certa dificuldade que impeça que a leitura seja dinâmica, é muito provável que não haverá compreensão para o texto lido.

dislexia sintomas 012

Má concentração, dificuldade para raciocinar e calcular: O indivíduo com Dislexia pode ter uma certa dificuldade para se concentrar na leitura. Mas não é só isso, essa má concentração pode ocorrer nos mais variados tipos de tarefas, que não necessariamente é só a  leitura.

Por mais que a Dislexia não cause nenhuma dificuldade intelectual diretamente falando, ainda sim pode ser que haja uma deficiência no raciocínio lógico. Essa deficiência pode prejudicar o cálculo mental por exemplo, além de outras tarefas teoricamente simples.

Imagine que você pergunte a alguém que contenha Dislexia quanto que é 20 vezes 5. Teoricamente essa é uma multiplicação fácil, não para uma pessoa com Dislexia. A Dislexia pode impedir que a pessoa tenha um raciocínio lógico fugaz, ela pode demorar muito tempo para responder perguntas ou até mesmo cálculos matemáticos como mostramos anteriormente.

dislexia sintomas 0123

Falta de organização e confusão mental: A falta de organização é uma herança da Dislexia,  essa falta de organização pode ocorrer de diversas maneiras. A pessoa pode por exemplo, ser desorganizada dentro de casa, deixar as coisas espalhadas, enfim… Mas esta desorganização pode ser ainda intelectual, ela pode por exemplo não conseguir planejar o tempo para a realização de cada tarefa.

Além disso, a Dislexia causa ainda uma certa confusão mental. Essa confusão mental pode provocar o esquecimento de um número de telefone, pode haver ainda associação de informações distintas, como confundir um número de telefone com uma placa de carro ou até mesmo um número de uma casa.

No ato da leitura, essa confusão mental causada pela Dislexia pode ser mais notória ainda. O indivíduo com Dislexia pode ler o texto acompanhando cada linha com o dedo indicador, em prol de facilitar a leitura. Vale salientar que esta prática às vezes é essencial em algumas situações, ou seja, nem todas as pessoas que leem textos com a utilização do dedo indicador, possui  Dislexia.

Outros sintomas: Os erros ortográficos são bem comuns em  quem possui Dislexia, por mais que errar na hora de escrever um texto seja algo normal, quando isso ocorre em excesso, pode ser que exista algum tipo de complicação intelectual, como é o caso da Dislexia.

A Dislexia pode causar ainda alguns outros sintomas, mostramos aqui apenas os sintomas mais comuns que ocorrem, isso não quer dizer que outros sintomas não possam ocorrer. Um exemplo de um outro possível sintoma, é não gostar de matemática, à ponto de ignorar esta diciplina quase que literalmente

Causas, diagnóstico e tratamento da Dislexia

dislexia sintomas 01234

Ao que tudo indica, a Dislexia é um distúrbio hereditário, além disso, alguns estudos apontam que o excesso de produção hormonal da mãe no período de gestação, contribui para o desencadeamento da Dislexia. A má comunicação entre os neurônios, ou até mesmo complicações no cérebro do indivíduo, pode contribuir para o desencadeamento da Dislexia. Mas não se sabe ao certo quais as causas efetivas que contribuem para o desenvolvimento desta complicação

O diagnóstico da Dislexia pode ser feito através da avaliação dos sintomas de Dislexia, com base nos sintomas relatados, o médico saberá que os mesmos de fato são sintomas de Dislexia. No consultório, será feito uma avaliação da leitura e escrita do paciente, se houver uma má manifestação da leitura e escrita, os indícios serão ainda maiores.

Não existe medicamentos e nenhum tratamento para curar a Dislexia, o que deve ser feito é um acompanhamento da criança ou adulto com psicólogos, fonoaudiólogos, ou outros profissionais. Esses ajudarão o paciente a desenvolver uma leitura mais dinâmica, e uma escrita veloz. Para amenizar os sintomas de Dislexia, pode ser utilizado atividades mentais afim de reduzir consideravelmente os efeitos dos sintomas da Dislexia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com