Scroll Top

SAÚDE

Sintomas de estresse, prevenção e tratamento!

estresse é uma complicação muito comum hoje em dia,  o estresse nada mais é do que um estado mental anormal. Esse estado mental pode modificar e muito o comportamento da pessoa em questão, ela pode se tornar mais agressiva, arrogante, impaciente, enfim.

As causas do estresse  podem variar, por exemplo, hoje em dia existe algumas situações cotidianas que podem contribuir para a proliferação do estresse. Como exemplo temos o transito caótico, o dia de trabalho puxado, desapontamentos pessoais, enfim, o estresse pode surgir por diversos motivos.

É preciso identificarmos o estresse para que possamos tratá-lo adequadamente, por mais que esta complicação possa parecer relativamente simples, ainda sim pode ser que este sintoma seja um indício de complicações mais sérias, como a depressão por exemplo.

Hoje iremos mostrar quais são os sintomas de estresse. Se houver de fato esta complicação, busque a ajuda de um médico, pois pode ser necessário a utilização de alguns medicamentos ou terapias para combater tais sintomas. Além dos sintomas de estresse, mostraremos ainda como ser uma pessoa mais calma.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de estresse

sintomas de estresse

estresse pode desencadear doenças mais sérias, como é o caso da depressão. Todo tipo de complicação, por mais simples que seja, que não for tratada, corre o risco de evoluir. A evolução de tais complicações pode surtir um efeito negativo para a saúde da pessoa.

Além de causar a depressão e outras complicações no mesmo campo semântico, o estresse pode ser um indício de que a depressão já se encontra instaurada. Isso quer dizer que, o estresse é um sintoma propriamente dito da depressão, por esta motivo, observe se os sintomas a seguir estão ocorrendo com você; se a resposta for sim, pode ser que haja a necessidade de uma avaliação mais detalhada.

sintomas de estresse 01

Agressividade e mau humor: A agressividade é um dos principais sintoma de estresse, a pessoa se torna mais agressiva, podendo até se descontrolar literalmente em algumas situações. Mesmo as pessoas tidas como calmas, podem se descontrolar do nada.

O curioso é que este surto ocorre muitas vezes, sem que haja uma situação para tal. Estressar todos nós nos estressamos, isso é fato. Porém, por mais que não exista motivos para o estresse, ainda sim o indivíduo pode ficar alterado.  Além disso, situações tidas como simplórias, pode fazer com que a pessoa fique nervosa, como é o caso de  um simples esbarrão por exemplo.

O humor da pessoa pode mudar completamente, imagine aquelas pessoas brincalhonas, que riem e se divertem com todo mundo. O estresse pode mudar completamente a personalidade desses e de outros indivíduos. A pessoa se torna apática, sem graça, não esboça nenhum sorriso, enfim, o estresse a transforma em um ser extremamente frio e insensível às vezes.

sintomas de estresse 012

Solidão, ansiedade, impaciência: O estresse é tido como um problema às vezes inexplicável e imprevisível, pois pode ser que ocorra diversos sintomas do nada. Outro indício de estresse é a solidão, essa solidão pode ser imediata ou prolongada.

O ser se sente sozinho(a), mesmo rodeado de pessoas, ele pode achar que as pessoas não gostam mais dele, o que não necessariamente é verdade. Além disso, pode haver ainda uma certa ansiedade, o que é péssimo. Alguns estudiosos apontam que a ansiedade é o mal do século, pois ela pode causar diversas complicações. A ansiedade pode por exemplo, fazer com que a pessoa coma em excesso, o que fará com que ocorra um ganho de peso considerável.

No mesmo campo semântico da ansiedade, o estresse pode causar ainda uma certa impaciência considerável. Com isso, a pessoa fica inquieta, ela não consegue esperar as coisas acontecerem naturalmente, pois há uma ansiedade e expectativa improdutiva e insensata. Literalmente  o estresse quebra um paradigma de um ditado que diz que a “paciência é uma virtude”.

sintomas de estresse 0123

Organização, insatisfação, sono, perda ou ganho de peso: A organização é o segredo chave para que uma determinada tarefa seja executada com extrema perfeição. A partir do momento em que há uma certa desorganização seja na vida pessoal, profissional, ou em qualquer outro segmento, isso pode ser um indício de estresse.

O estresse diminui a percepção dos fatos, e mesmo quem era concentrado antes do estresse, pode desencadear um certo desleixo organizacional. A insatisfação exacerbada pode ser mais um dos sintomas de estresse, essa insatisfação nada mais é do que reclamações muitas vezes desnecessárias. A pessoa pode reclamar de Deus e o mundo, mesmo problemas, circunstâncias ou acontecimentos pequenos, faz com que o indivíduo estressado reclame exageradamente.

O sono também pode ser prejudicado pelo estresse, pode ser que o indivíduo não consiga dormir bem, pode surgir insônias constantes todas ou em algumas noites. O estresse pode causar um certo descontrole no peso corporal, pode ser que o indivíduo ganhe ou perca peso exageradamente, apesar deste sintoma representar o estresse em estágios mais avançados, ainda sim pode ser que ocorra tais eventos no início.

sintomas de estresse 01234

Memorização e concentração prejudicadas, monotonia, desprazer em atividades prazerosas: O estresse é uma complicação mental, que pode prejudicar a eficácia mental em algumas situações. Por exemplo, a concentração do indivíduo com estresse pode despencar, a pessoa pode não conseguir se concentrar, e muito menos se lembrar de um texto lido a uns 10 minutos atrás por exemplo.

Além dessa escassez na memorização, pode ser que ocorra ainda, uma má memorização de textos, objetos, entre outros. O estresse pode ainda, causar uma sensação de monotonia, é como se a vida não tivesse mais graça, é como se tudo estivesse sem sentido. Outro sintoma de estresse, podemos citar o desinteresse em realizar atividades prazerosas. Imagine que você adore correr todas as tardes, sem falhar um dia sequer.

Pois saiba que o estresse pode roubar este seu interesse, ele pode impedir que você queira ou se interesse novamente pela atividade que antes era essencial para a sua saúde e bem-estar mental. Esses foram alguns dos principais sintomas de estresse, mesmo assim o estresse pode desencadear outros sintomas, mas num contexto geral, os citados anteriormente são os que mais ocorrem.

Prevenção do estresse

sintomas de estresse 012345

O estresse pode ser prevenido através de algumas medidas, como esta complicação na maioria das vezes se desencadeia pelo simples fato de ocorrer situações desagradáveis no dia a dia, procure evitar ao máximo situações que pode fazer você perder o controle, e consequentemente desencadear o estresse.

A alimentação é uma ótima maneira de se livrar do estresse, procure se alimentar corretamente, consuma mais alimentos produtivos para a sua saúde, como é o caso das verduras e frutas por exemplo. A realização de atividades físicas cotidianamente pode auxiliar ainda no combate do estresse, isso porque exercícios físicos aumentam a sensação de prazer.

Além disso, procure realizar atividades que lhe cause prazer e alegria, como jogar videogame por exemplo, jogar boliche, andar de bike, etc. Uma boa noite de sono pode aliviar e evitar o aparecimento do estresse, por isso, durma pelo menos 8 horas por dia, não menos que isso.

Se mesmo assim o estresse permanecer prolongadamente, procure a ajuda de um especialista o mais breve possível. Estresse é algo normal principalmente hoje em dia, porém se houver um certo exagero, isso pode ser indício de que alguma enfermidade mais séria está se manifestando. Tendo isso em mente, busque a ajuda de um especialista o mais breve possível, se for constatado outras complicações mais sérias como a Depressão por exemplo, o médico saberá exatamente como proceder no tratamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.