DICAS

Sintomas de gases

Os gases são uma espécie de complicação muito comum, ainda mais se levarmos em consideração o fato de que os alimentos mais cultuados hoje em dia causam gases estomacais e intestinais. Como já é do conhecimento de todos, o consumo de alguns alimentos pode desencadear os temidos gases intestinais, que são os mais conhecidos.

A característica peculiar dos gases é a evacuação do ar, que na maioria das vezes possui um odor nada agradável (gases intestinais). Mas a evacuação do ar e o mau cheiro é apenas um dos sintomas de gases, há outros sintomas que indicam a presença de gases.

Hoje estaremos mostrando justamente quais são os sintomas de gases mais comuns. Além de mostrar quais são os sintomas de gases, irei mostrar quais como combater os gases, e também como prevenir o surgimento dos mesmos. De antemão, podemos adiantar que é possível evitar o surgimento de gases, ou seja, dá para viver sem esta complicação, para isto é necessário apenas ficarmos atento à nossa alimentação.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de gases

sintomas de gases

A seguir iremos mostrar todos os possíveis sintomas de gases, isso não quer dizer porém que todos os sintomas ocorrerão, alguns dos sintomas de gases que mostraremos a seguir acontecem com mais frequência, porém alguns ocorrem com pouca frequência.

Vale lembrar que existem os gases estomacais e gases intestinais, logo abaixo iremos mostrar quais são os sintomas em ambos os caso, portanto, não iremos fazer distinção, mostraremos todos os sintomas em ambos os casos.

Sintomas de gases no estômago

Estômago  pesado e azia: Os gases podem desencadear um sintoma bem comum. Me refiro ao peso estomacal, é como se estivéssemos comido uma feijoada ou qualquer outro alimento pesado. Mas o curioso é que esta sensação de estômago pesado pode durar muito tempo.

Os gases podem causar ainda, uma sensação de azia. A azia é uma queimação muito comum, normalmente quando ela ocorre, isso é um grande indício de que problemas estomacais estão ocorrendo. Por este motivo, se houver azia, saiba que isso pode ser um grande indício de gases estomacais.

sintomas de gases 01

Falta de ar e fisgadas no coração: Os gases podem desencadear um sintoma atípico, normalmente quando há a manifestação deste sintoma em uma pessoa, a última coisa que o indivíduo imagina é que tal evento é provido de gases estomacais.

Estou falando da falta de ar, pode ser que os gases causem a manifestação deste sintoma, mas tenha em mente que este sintoma pouco ocorre, os demais sintomas ocorrem com maior frequência, a falta de ar é uma possibilidade, mas ela pode nem ocorrer de fato.

Além da falta de ar, os gases podem causar ainda fisgadas no coração, essas fisgadas são as conhecidas pontadas no peito. E também da mesma forma que a falta de ar, essas fisgadas é um sintoma de gases que pouco ocorrer, mas não  é impossível.

sintomas de gases 012

Arrotos e queimações no estômago: Os gases podem desencadear ainda arrotos, esses arrotos podem ser intensos ou brandos, até porque arrotos ocorrem com pouca frequência. Além disso, pode haver ainda queimações no estômago, bem semelhantes às queimações gástricas.

Sintomas de gases intestinais

Pum e prisão de ventre: O pum (flatulência), ou evacuação de ar, é um forte indício de gases estomacais, o curioso é que o pum pode não ser um dos sintomas precursores dos gases, alguns outros sintomas podem se manifestarem antes da flatulência.

No mesmo campo semântico do  sintoma anteriormente citado, existe ainda a possibilidade de haver a prisão de ventre. A prisão de ventre ocorre normalmente em conjunto com  o pum, mas ambos os desconfortos intestinais podem ocorrer separadamente.

sintomas de gases 0123

Cólica intestinal e barriga dura: Pode haver cólica intestinal, essas cólica tende à ser intensa na maioria dos casos, mas pode haver casos em que esta cólica é bem leve. Além disso, outro sintoma de gases é o endurecimento da barriga, este sintoma é bem notório quando ocorre.

Inchaço e dor abdominal: Como se os sintomas de gases mostrados anteriormente não fosse o suficiente, pode haver ainda a presença de um inchaço abdominal. Este inchaço tende a ser bem notório, normalmente quando ele ocorre, pode ser que exista ao mesmo tempo a presença da prisão de ventre.

Além do inchaço na região abdominal, pode acontecer ainda um outro sintoma bem notório. Me refiro à dor abdominal, pois assim como as cólicas, essas dores são bem intensas, e além do mais elas podem ser duradouras, se o indivíduo não tomar nenhum medicamento cabível.

Como prevenir os gases

sintomas de gases 01234

Os gases podem ser prevenidos, apesar de não haver um motivo específico o surgimento do mesmo. A primeira maneira de prevenirmos o aparecimento de gases é mantendo uma alimentação saudável e repleta de alimentos produtivos para a nossa saúde.

Por exemplo, consuma mais alimentos ricos em fibras, como é o caso das frutas, verduras e legumes. Além disso, evite o consumo de alguns alimentos como o feijão, alimentos gorduroso em específico as carnes, e o pimentão também auxilia no aparecimento de gases.

Além disso, manter uma rotina de exercícios físicos todos os dias pode lhe ajudar a evitar o aparecimentos de ambos os tipos de gases. Procure evitar também o consumo de alimentos gaseificados, como é o caso dos refrigerantes e da própria água com gás.

Como tratar os gases

sintomas de gases 012345

Existem uma série de métodos de tratamento para combatermos os temidos gases, por haver dois tipos de gases, pode ser necessário consultar um médico para que o mesmo possa indicar qual a melhor forma de tratamento para o seu caso. Entre alguns métodos de tratamentos para combater os gases, podemos citar:

Utilizar medicamentos e evitar alguns alimentos: Se você buscar a ajuda de um médico, o mesmo poderá lhe indicar alguns medicamentos farmacêuticos para o combate dos gases. Esses medicamentos na maioria das vezes agem rapidamente, em até 1 dia os sintomas provavelmente não existirão mais.

Alguns alimentos contribuem para o aparecimento de gases, e esses devem ser evitados o máximo possível; entre esses alimentos, podemos citar o leite e seus respectivos derivados, como  o queijo, iogurte e requeijão; o chá de funcho também contribui para eliminar os gases estomacais e intestinais; além disso, os líquidos são essenciais para combater os gases, por este motivo, beba pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Além disso, coma menos fontes de carboidratos, como os pães e as massas por exemplo. Por fim, os exercícios físicos são ideais para tratar os gases. Mostramos anteriormente que a prática de atividades físicas é ideal para evitarmos o aparecimento de gases, mas se os mesmo já existirem, as atividades físicas também poderão combater os gases.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com