Scroll Top

SAÚDE

Sintomas de Hipoglicemia

Hipoglicemia é um evento muito comum hoje em dia, diferentemente da Diabetes, a Hipoglicemia é o reflexo da falta de açúcar necessário no nosso sangue, já a Diabetes é o excesso de açúcar existente nas nossas correntes sanguíneas.

Algumas pessoas acham que pelo fato do excesso de açúcar  causar a Diabetes, é de extremo interesse não consumir o açúcar, visto que este nutriente acarreta tal complicação. Mas isto é um grande engano, apesar do açúcar em excesso causar a Diabetes, ainda sim ele é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

O que não pode haver é  exagero, tudo consumido em exagero pode trazer problemas, por este motivo devemos ter um autocontrole sobre aquilo que ingerimos diariamente. Só para se ter ideia, se os níveis de glicose estiver abaixo de 45 mg/dL, ocorre o evento chamado Hipoglicemia.

Hoje iremos mostrar quais são os sintomas desta complicação, lembrando que a Hipoglicemia não é uma doença, ela é apenas uma circunstância momentânea. Se você desconfiar da presença da Hipoglicemia com base nos sintomas que mostremos, busque a  ajuda de um especialista o mais breve possível, visto que este problema pode acarretar uma série de distúrbios para a sua saúde.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de Hipoglicemia

sintomas de hipoglicemia

Como mostramos anteriormente, o excesso de açúcar pode provocar o Diabetes, mas a baixa de quantidade de açúcar pode causar a Hipoglicemia. Ou seja, é necessário que haja um controle sobre aquilo que ingerimos diariamente em prol de que exista esse equilíbrio.

A glicose é uma ótima fonte de energia, o nosso corpo necessita de nutrientes que forneçam tal energia, caso não haja esse nutriente, pode ocorrer uma série de complicações com a nossa saúde. Por este motivo, devemos sim consumir o açúcar, mas na quantidade correta. A seguir iremos mostrar quais são os sintomas de Hipoglicemia. Primeiro iremos mostrar quais são os sintomas mais comuns, e logo mais salientaremos os sintomas casuais da Hipoglicemia, que podem ocorrer ou não:

sintomas de hipoglicemia 01

Deficiência em realizar tarefas: Pense numa atividade comum que você realiza todos os dias, vamos supor fazer uma caminhada leve de pelo menos 30 minutos, ou senão lavar o seu carro no início do dia. Pois bem, por mais que essas sejam atividades teoricamente simples, ainda sim elas podem ser difíceis de serem concluídas caso você esteja com Hipoglicemia.

A explicação para isso é bem simples, o açúcar fornece energia, e como Hipoglicemia trata-se da escassez de açúcar no sangue, o corpo fica sem energia para a realização das mais variadas tarefas do dia a dia. Por mais que a glicose seja uma fonte de energia, devemos salientar que o carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo.

Portanto, se uma pessoa com Hipoglicemia comer pouca quantidade de carboidrato, pode ser que ocorra uma falta de energia corporal tremenda, visto que haverá a ausência dos dois principais nutrientes fornecedores de energia para o nosso corpo, que são eles o açúcar e o carboidrato.

sintomas de hipoglicemia 012

Distúrbio mental: A Hipoglicemia pode causar ainda, um outro sintoma bem comum, que é a confusão mental. A pessoa com Hipoglicemia pode ficar impossibilitada de discernir real de abstrato, e dessa forma ela pode perder a noção de tempo e espaço por exemplo.

A confusão mental causada pela Hipoglicemia só é possível graças à falta de energia fornecida pela insulina. Ao contrário do que muitos pensam, a energia dos alimentos não serve apenas para dar força aos nossos músculos,  para que o cérebro funcione corretamente, é necessário que haja uma dose diária de energia.

Caso o nosso corpo fique sem energia por causa da Hipoglicemia, pode ocorrer uma série de complicações no nosso cérebro. Além de não funcionar corretamente intelectualmente falando, o cérebro pode ficar ainda meio preguiçoso, sem ânimo para executar as tarefas respectivas.

sintomas de hipoglicemia 0123

Sintomas menos comuns: Como dissemos anteriormente, a Hipoglicemia pode causar uma série de eventos pejorativos, todavia alguns ocorrem mais e outros menos. Ambos os sintomas citados anteriormente, são precursores no decorrer da Hipoglicemia.

Citaremos agora alguns dos sintomas menos comuns providos da Hipoglicemia, o primeiro deles é a fome. Na verdade esse sintomas é mais que um efeito colateral, visto que o açúcar ajuda na saciedade, e na maioria das vezes ela acaba se tornando um vício pelo fato de consumirmos-o todos os dias da semana. Dessa forma, como a Hipoglicemia é a falta de açúcar no sangue, pode ser que a pessoa fique com fome excessiva, pois ela não se sentirá saciada facilmente.

Os tremores também são eventos causados pela Hipoglicemia, os tremores são sintomas que normalmente ocorrem bem menos do que os demais, inclusive se eles ocorrerem, geralmente o evento é bem fugaz e passageiro. A Hipoglicemia pode provocar ainda, o suor frio nas mais variadas partes do corpo, mas principalmente nas axilas. O último dos sintomas de Hipoglicemia que pode ocorrer, é uma espécie de incômodo na boca, algo bem parecido com um formigamento.

É mesmo Hipoglicemia?

sintomas de hipoglicemia 01234

Para saber se os sintomas de Hipoglicemia correspondem verdadeiramente à doença, é crucial a ajuda de um especialista, portanto procure um  médico. Conte todos os detalhes ao seu médico, tais como sintomas e data de início dos sintomas de Hipoglicemia.

O médico levará em consideração as suspeitas iniciais com base nos sintomas descritos, mas isso não é o suficiente, mesmo que tudo conspire para que haja a existência da Hipoglicemia, ainda sim será necessário realizar um exame de sangue. O exame de sangue, que deve ser feito em jejum, é capaz de analisar e constatar verdadeiramente a existência ou não da Hipoglicemia.

Como tratar a Hipoglicemia

sintomas de hipoglicemia 012345

Para tratar a Hipoglicemia, é necessário mudar radicalmente o seu cardápio. Para isso, pode ser necessário uma dieta específica para o seu caso. Nessa dieta será necessário aumentar o consumo de açúcar, pois a Hipoglicemia é a escassez de glicose no sangue. Consumir doces, sucos, balas, bombom, e todo tipo de alimento rico em açúcar, é o primeiro passo para eliminarmos de uma vez por todas a Hipoglicemia.

Porém é necessário que haja uma prescrição médica acerca de quais alimentos devem ser consumidos, é preciso consumir todos os alimentos saudáveis normalmente, mas em um determinado período será necessário priorizar os alimentos ricos em açúcar.

Em alguns caso, pode ser que a Hipoglicemia ocasione problemas mais sérios, devido à complexidade dos sintomas de Hipoglicemia. Por este motivo, pode ser necessário que haja uma internação respectiva, que pode durar um noite ou mais tempo. Mas esse tipo de intervenção ocorre apenas em alguns casos específicos onde a Hipoglicemia evolui consideravelmente, mas na maioria das vezes, é possível combater esta complicação apenas consumindo os alimentos corretos e no momento oportuno, com base na prescrição alimentar que o seu médico fornecer.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.