DICAS

Sintomas de Linfoma, tratamento e prevenção!

Linfoma é um tipo de tumor maligno que pode ocorrer nas mais variadas partes do corpo. Os Linfoma tem início no sistema linfático, mais especificamente nos Linfonodos. Existem vários tipos de Linfoma, os mais conhecidos são o Hodgkin e o não-Hodgkin.

A ciência ainda não conseguiu decifrar quais são os fatores que contribuem para o surgimento do Linfoma, pouco se sabe à respeito dos fatores de risco. Todavia, especula-se que um sistema imunológico fraco, contribua para o desenvolvimento do Linfoma.

Alterações nos genes das células ou até mesmo no DNA das células, poderia ser motivos o suficiente para o surgimento desse tipo de complicação. Além disso, a exposição à radiação numa dosagem exacerbada, também pode contribuir para o surgimento do Linfoma; exposição à agentes químicos pode ser outra porta de entrada para o desencadeamento desta complicação.

A seguir iremos mostrar quais são os sintomas de Linfoma, como existem vários tipos da doença, não iremos especificar em qual tipo da doença tal sintoma irá se manifestar. Além disso, vale salientar que, não necessariamente haverá a manifestação de sintomas, pode ser que esta doença seja literalmente silenciosa no início.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Linfoma sintomas

linfoma sintomas 01

Como dissemos anteriormente, pode ser que o Linfoma não manifeste nenhum sintoma, o que impossibilita um diagnóstico precoce, a não ser que a pessoa realize exames de prevenção. Os exames são capazes de diagnosticar a doença, mas se houver a manifestação de sintomas, ficará mais fácil identificar o Linfoma.

Além disso, os sintomas de Linfoma podem variar de pessoa para pessoa. Digo isso pois, esta complicação pode ser desenvolvida nas mais variadas partes do corpo, e não necessariamente num local específico. Entre os locais onde ocorre maior manifestação, podemos citar as axilas e o pescoço.

Inchaço: O inchaço ocorre pelo fato de haver um aumento considerável nos linfonodos. Esses linfonodos podem aumentar a sua proporção nas mais variadas partes do corpo como dissemos anteriormente. Por este motivo, caso note algum tipo de inchaço ou aumento no volume do pescoço ou qualquer outra parte do corpo, busque a ajuda de um especialista.

linfoma sintomas 012

Febre e Sudorese: Febre pode ser indício de uma série de complicações, desde as mais simples como as mais complexas. Entre as complicações mais complexas cujo um dos sintomas é a Febre, podemos citar o Linfoma. Se notar algum acréscimo na sua temperatura corporal, não descarte a hipótese de haver o Linfoma.

Sudorese, que é o suor em excesso, pode ser outro indício de Linfoma. Esse suor normalmente ocorre à noite, é pouco provável que haja suor em excesso no decorrer do dia. O curioso é que, a Sudorese é bem intensa, ela pode inclusive ser acompanhada de Febre propriamente dita.

Perda de peso e coceira: Como todos sabem, perder peso é algo muito difícil par algumas pessoas. Para perder peso, é necessário uma dieta e muito esforço. Porém, se do nada um indivíduo perder peso inexplicavelmente, saiba que isso pode ser indício de alguma complicação mais séria.

Como é o caso do Linfoma por exemplo, este tipo de Câncer pode desencadear uma perda de peso inexplicável, mesmo para pessoas que têm uma certa dificuldade em perder peso. Além disso, o Linfoma pode causar ainda, uma crise de coceira na região da pele.

linfoma sintomas 0123

Cansaço e perda de apetite: O Linfoma pode causar uma certa Fadiga considerável, a pessoa pode se sentir cansada do nada, mesmo sem fazer atividades extenuantes. Esse cansaço pode ser acompanhado por um desânimo intelectual, e até mesmo o sono.

Além disso, o Linfoma pode contribuir para que ocorra uma perda de apetite. Essa perda de apetite não reflete na perda de peso inexplicável que dissemos anteriormente, pois mesmo que a pessoa coma excessivamente ou numa quantidade descontrolada, ainda sim pode ser que ocorra a perda de peso inexplicável.

Como diagnosticar a Linfoma

linfoma sintomas 01234

Conforme fora dito, o Linfoma pode desencadear uma série de sintomas, ou até mesmo agir na calada. O ideal mesmo é realizar alguns exames de prevenção sempre que possível, além disso, caso haja a manifestação do sintomas respectivamente, procure um médico assim que possível.

Como existem uma série de Linfoma, será necessário a realização de alguns exames para saber de qual tipo de complicação se trata os sintomas; além disso, os sintomas podem nem representar o Linfoma propriamente dito, visto que os sintomas não são genuínos da doença.

Entre os possíveis exames à serem feitos, é provável que a Biópsia esteja inclusa, a Tomografia computadorizada é outra possibilidade, além de Ressonância Nuclear Magnética e Raio X de tórax. Pode ser solicitado todos os exames, um em específico ou mais de um, tudo depende da avaliação do médico.

Tratamento do Linfoma

linfoma sintomas 012345

O tratamento para o Linfoma pode ser recomendado com base no tipo da doença. Primeiramente deve ser diagnosticado o tipo de Linfoma, é levado em consideração também, a proporção da doença. Os dois tratamentos mais indicados para combater esta enfermidade é a quimioterapia e a radioterapia.

Esses são os dois tipos de tratamentos mais comuns, mas dependo de cada caso, pode haver algum outro tipo de tratamento respectivo.

Prevenindo

Há alguns meios de se prevenir contra o Linfoma, se seguido corretamente, será possível evitar o surgimento desta complicação, confira quais são os meios de prevenções cabíveis:

Boa alimentação: A alimentação é um fator chave para quem busca ter uma saúde de ferro. Consuma mais alimentos que vêm da terra, como as verduras, legumes e as frutas por exemplo. Além de possuírem poucas calorias, esses alimentos ajudam na saciedade estomacal, e eles possuem uma série de nutrientes benéficos para a nossa saúde.

linfoma sintomas 0123456

Esses nutrientes existentes nas frutas e verduras fortalecem o nosso sistema imunológico, estando o nosso sistema imunológico forte, as chances de haver o surgimento do Linfoma é quase nula.

Cuidado com as produtos químicos: Os produtos químicos contribuem para o surgimento do Linfoma, por este motivo, mantenha o máximo possível de distância dos produtos químicos.

Ínguas, um perigo: Ínguas normalmente expressam algum tipo de complicação de saúde, como uma simples dor de garganta, ou até mesmo um Linfoma. Por este motivo, caso note uma grande diferença quanto ao crescimento de ínguas no pescoço ou em outras partes do corpo, procure um médico o mais breve possível.

Considerações finais

O Linfoma é um tipo de complicação que pode matar, por este motivo, procure  se prevenir através da realização periódica dos exames. Além disso, uma boa alimentação pode te tirar de uma série de complicações, por este motivo, pense seriamente em manter uma boa alimentação todos os dias da semana.

Utilize o máximo possível as frutas e verduras, pois além de possuírem bastante nutrientes produtivos para a nossa saúde, tais alimentos fortalecem a defesa do nosso organismo, o que pode impedir o surgimento respectivo de complicações como o Linfoma.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com