DICAS

Sintomas de Meningite, tratamento e prevenção!

Meningite é uma complicação séria, ela ocorre quando há uma certa inflamação nas meninges existentes no cérebro. A Meningite é aquela típica complicação que varia de intensidade e de periculosidade, ela pode ser branda, e fácil de tratar, mas em alguns casos a doença é mais séria, e consequentemente mais difícil de ser tratada.

Existem 3 tipos de Meningite, a viral, bacteriana e a fúngica, sendo que a primeira dela é que mais ocorre, e além disso é a menos séria. A transmissão da Meningite varia, ela pode ser causada por vírus e bactérias, na verdade este tipo de transmissão ocorre com maior frequência.

As transmissões via vírus e bactéria ocorre quando o indivíduo come algum alimento onde haja a contaminação desses vírus e bactérias, além disso, objetos contaminados também podem ser portas de entrada para a proliferação da Meningite.

Na maioria dos casos de Meningite, a transmissão da complicação é basicamente via consumo de algum alimento contaminado. Em alguns casos menos comuns, a contaminação ocorre das mais variadas formas. A seguir iremos mostrar quais são os sintomas de Meningite, caso haja a manifestação desses sintomas, busque a ajuda de um especialista o mais breve possível.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de Meningite

sintomas de meningite

A Meningite é um tipo de complicação que pode manifestar os mais variados tipos de sintomas, cada sintoma vai depender exclusivamente do tipo de Meningite. Num contexto geral, os sintomas de Meningite mais comuns são semelhantes aos de doenças viriais também comuns, como é  caso da gripe e dos resfriados por exemplo.

Dor de cabeça, febre e náuseas: Um dos primeiros sintomas mais comuns de Meningite é a dor de cabeça. No nosso dia a dia, a dor de cabeça é uma complicação comum, devido ao estresse e da correria diária.

sintomas de meningite 01

Todavia, diferentemente da dor de cabeça comum, a complicação provida da Meningite tende a ser forte e intensa. É pouco provável que a Meningite vá causar dores de cabeças leves, de início este sintoma tende a ser bem intenso mesmo.

A febre é mais um dos sintomas comuns de Meningite, a febre tende a ser bem intensa assim como ocorre com a dor de cabeça. Além de ser uma febre alta, a mesma ocorre repetidas vezes ao dia; imagine que você tenha febre neste exato momento, daqui à 2 horas pode ser que ocorra febre novamente.

As náuseas também são sintomas comuns providos da Meningite, mas elas  não são mais comuns do que a dor de cabeça e a febre. As náuseas são as sensações constantes de vômitos, elas podem ainda se concretizarem em vômitos.

sintomas de meningite 012

Falta de apetite, convulsão e sonolência: A Meningite pode causar uma certa falta de apetite no indivíduo, o mais notório porém é que esta falta de apetite ocorre com maior frequência na complicação em estágios mais severos.

Além da falta de apetite, pode ocorrer ainda convulsões. Ambos estes sintomas são reflexos da Meningite mais séria, nos casos mais simples de Meningite, é praticamente impossível que estes eventos de fato ocorram (pode haver exceções).

Por fim, a Meningite pode causar ainda, uma sonolência tremenda. A pessoa pode ficar com sono o dia todo, mesmo que a noite passada tenha sido bem dormida, e mesmo que o dia anterior tenha sido tranquilo. Como consequência do sono provido da Meningite, pode ser que haja ainda a presença de um certo cansaço além do normal no dia a dia.

sintomas de meningite 0123

Rachaduras na pele, problemas mentais e pescoço rígido: A Meningite pode desencadear alguns sintomas bem estranhos e peculiares, como é o caso da rachadura na pele. Essa rachadura provida da Meningite é bem semelhante às rachaduras comuns em períodos de frio por exemplo.

Além de haver a presença dessas rachaduras, a Meningite pode causar ainda uma certa coloração avermelhada na pele, em formato de manchas, bem no local dessas rachaduras. O pescoço ainda pode ficar bem rígido, duro, e na maioria das vezes o pescoço fica ainda dolorido.

Observação: Estes foram os sintomas de Meningite mais comuns,  vale salientar que pode haver a manifestação de outros sintomas menos comuns. Além disso, o fato desses serem os sintomas de Meningite mais comuns, não quer dizer que todos eles de fato ocorrerão.

Além disso, os sintomas de Meningite podem ser confundidos com sintomas de outras complicações. Por este motivo, mesmo que a Meningite manifeste apenas um dos sintomas isoladamente falando, procure um médico o mais breve  possível, até porque os sintomas desta complicação são bem parecidos com os de outras complicações como a gripe e resfriados por exemplo.

Como tratar a Meningite?

sintomas de meningite 01234

A constatação da Meningite pode ser feita através de uma análise dos sintomas descritos ao médico, além disso, pode ser  necessário a realização de algum tipo de exame para que de fato haja  a constatação de Meningite.

Quanto ao tratamento da Meningite, este vai variar de caso para caso, o tipo de Meningite é o que determinará qual o método de tratamento equivalente. Além disso, em alguns casos menos sérios, a Meningite nem requer a utilização de medicamentos, o próprio sistema imunológico combate a complicação.

Nos casos de Meningite bacteriana, a utilização de antibióticos é o ideal para combater a Meningite. Esses medicamentos só poderão ser indicados por um especialista, em hipótese alguma consuma qualquer medicamento por conta própria.

Já  a Meningite provida de fungos, a mesma pode ser curada através do consumo de medicamentos fungicidas. Em conjunto com a doença bacteriana, a fúngica é bem mais séria do que a complicação viral, que é a mais comum de todas.

Como prevenir a Meningite

sintomas de meningite 012345

A Meningite pode ser prevenida de alguns modos, o primeiro deles é evitando ficar muito tempo em locais fechados e com grande circulação de pessoas, visto que a Meningite pode ser transmitida por tosse ou até mesmo espirros. Há outras maneiras de prevenir a Meningite, veja quais são:

Lavar as mãos: Lave bem as mãos durante o dia e principalmente antes das refeições, a  Meningite pode ser transmitida pelo contato entre indivíduos contaminados ou não. Além da Meningite, a mão suja pode desencadear ainda uma série de outras complicações virais.

Boa alimentação e atividades físicas: Consumir bastante alimentos produtivos para nossa saúde como as frutas e as verduras, além de manter uma rotina de atividades, ajuda a fortificar o nosso sistema imunológico.

Estando o nosso sistema imunológico forte, o mesmo poderá impedir que  a Meningite mais simples ocorra. Além disso, se de fato a Meningite mais séria se desencadear, o sistema imunológico combaterá as bactérias mais eficazmente.

Por fim, se você compartilhar do mesmo copo, ou outros utensílios pessoais neste mesmo campo semântico, tenha em mente que isso poderá ser uma porta de entrada para que a Meningite se instale, portanto, não compartilhe copos ou objetos parecidos com qualquer pessoa que seja.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com