DICAS

Sintomas de refluxo gastroesofágico, tratamento e prevenção!

refluxo gastroesofágico ou simplesmente refluxo, é uma complicação que envolve o processo digestivo dos alimentos. Para que haja uma digestão perfeita, os alimentos devem ser engolidos, e processados pelos órgãos responsáveis.

Durante o processo de digestão, se houver algum tipo de anormalidade com o processamento dos alimentos, com certeza pode ser desencadeado algum tipo de complicação digestiva. O refluxo gastroesofágico ocorre pelo fato de alguns alimentos não serem processados corretamente.

Os alimentos ácidos, que são os causadores do refluxo, chegam no estômago normalmente, e ao invés de seguir viagem adiante, os mesmo voltam para o esôfago. Dessa forma, surge então o conhecido refluxo, que por sua vez desencadeia uma série de sintomas respectivamente.

Hoje iremos mostrar quais são os sintomas de  refluxo gastroesofágico. Caso esses sintomas se desencadeiem, busque a ajuda de um especialista o mais breve possível, pois o refluxo possui tratamento especializado.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Sintomas de refluxo

sintomas de refluxo

O refluxo desencadeia uma série de sintomas, vale salientar que esses sintomas não são genuínos desta doença. Ou seja, os mesmos podem ser indício de outras complicações, como as gastrites e úlceras por exemplo. Para sanar as suas dúvidas acerca da existência ou não do refluxo, busque a ajuda de um especialista, somente através da realização de exames é que podemos contatar ou não a presença desta doença.

Bloquei ao engolir, dor de garganta e tosse: O refluxo pode desencadear uma série de complicações notórias, como é o caso da dificuldade para engolir por exemplo. A pessoa pode manifestar uma certa dificuldade para engolir, é como se houvesse um bloqueio na garganta, impedindo que os alimentos prossigam pelo caminho normalmente.

Além disso, pode haver ainda a presença de uma forte dor de garganta, a dor de garganta é um sintoma que pode representar ainda, outras complicações sem ser o refluxo. É pouco provável que uma pessoa vá desconfiar de problemas estomacais se houver algum tipo de inflamação na garganta.

sintomas de refluxo 01

O refluxo pode causar ainda, uma tosse bem intensa. Essa tosse tende a ser bem intensa mesmo, e além disso, a tosse provida do refluxo é seca.  Essa tosse é bem parecida com tosses providas de complicações alérgicas, por este motivo, para que haja uma suspeita mais verídica, é necessário que haja a manifestação de algum outro sintoma, pois a tosse seca pode representar uma série de complicações de saúde.

Dessa forma, se apenas ocorrer a tosse, é complicado desconfiarmos de cara de complicações como o refluxo, mas se houver a presença de algum outro sintoma, aí sim podemos desconfiar com mais exatidão acerca da existência do Refluxo.

Azia, náuseas e rouquidão: A azia é mais um dos sintomas de refluxo, a azia é uma espécie de queimação muito comum. Ela pode ocorrer após uma refeição pesada por exemplo, além disso, a mesma pode ocorrer do nada, mesmo que o indivíduo não tenha se alimentado naquele exato momento.

sintomas de refluxo 012

Se houver azia, saiba que isso pode ser um grande indício de refluxo gastroesofágico. Além da azia, as náuseas podem ser indícios de refluxo. As náuseas são as sensações de vômitos, o curioso é que elas ocorrem após as refeições.

No decorrer do dia pode ser que essas sensações de ânsia de vômito não ocorram, após a alimentação, pode ocorrer de fato  evacuação dos alimentos (vômito), ou o refluxo pode causar apenas as náuseas mesmo.

Por fim, o refluxo pode causar ainda, a rouquidão. A rouquidão nada mais é do que a alteração da voz do indivíduo. A voz da pessoa pode ficar fanhosa, muito aquém do normal; num contexto geral, a rouquidão ocorre mais frequentemente em conjunto com a dor de garganta.

sintomas de refluxo 0123

Dor no peito e inchaço na garganta: O refluxo pode causar ainda uma dor no peito forte, essa dor tende à ser bem aguda mesmo. Sintomas referentes à dores no peito podem ser ainda indícios de complicações cardíacas.

Além da dor no peito, há uma possibilidade do refluxo causar um certo inchaço notório na região da garganta. Este inchaço na maioria das vezes vem acompanhado de dores na garganta, sintoma este que mostramos anteriormente.

Diagnóstico do refluxo

O refluxo causa uma série de sintomas como mostramos anteriormente, os sintomas de refluxo citados anteriormente são possibilidades. Isso não quer dizer necessariamente que todos os sintomas de refluxo mostrados anteriormente de fato ocorrerão.

Além disso, os sintomas de refluxo são bem parecidos com sintomas de outras doenças e complicações menos sérias. Por este motivo, é crucial buscar a ajuda de um especialista, para que o mesmo possa examiná-lo, e consequentemente constatar  a doença respectiva.

sintomas de refluxo 01234

Caso você esteja desconfiado do refluxo gastroesofágico, primeiro observe se os sintomas que ocorrem com você, são os mesmos sintomas que mostramos anteriormente. De qualquer forma, vá até um médico de sua confiança.

Para que de fato o refluxo seja constatado, será necessário a realização de alguns exames. Através desses exames, será possível saber do que se trata a manifestação dos sintomas. Entre os exames que poderão ser utilizados, podemos citar a Endoscopia, que na maioria dos caos é o método mais utilizado.

O Raio X da região digestiva também poderá ser uma outra opção, e como  os ácidos são os grandes responsáveis pelo surgimento do refluxo, o médico poderá analisar a quantidade dos mesmos presente no seu corpo; se houver um excesso, isso pode significar a existência do refluxo.

Tratamento do refluxo

sintomas de refluxo 012345

Os tratamentos para combater o refluxo, podem ser os mais variados,  é possível por exemplo, utilizarmos alguns antiácidos para combater o excesso de acidez no estômago. Esses antiácidos só poderão ser receitados por um médico, a automedicação é proibida, pois a mesma pode piorar a situação.

Além dos antiácidos, pode ser necessário a utilização de alguns outros medicamentos, esses medicamentos poderão ser o mais variados. Pois como mostramos, o refluxo pode desencadear uma série de sintomas, e neste caso o médico poderá recomendar alguns medicamentos para combater tais sintomas isoladamente falando.

sintomas de refluxo 01234554

Por fim, pode ser necessário a realização de uma intervenção cirúrgica para combater o refluxo. Mas a utilização de tal método só será de fato solicitado, se o  refluxo tomar proporções gigantescas, neste caso, a utilização de medicamentos pode não ser eficiente no combate do refluxo.

Prevenindo

Para prevenir o refluxo, evite ao máximo o consumo de alimentos ácidos e bebidas ácidas, como é o caso das bebidas alcoólicas por exemplo. Além disso, evite ao máximo fumar, o cigarro é um péssimo hábito que pode desencadear ou até mesmo alastrar o refluxo.

O excesso de peso é uma possível porta de entrada para o refluxo, por este motivo, busque adquirir um peso ideal, caso esteja acima do peso. Para emagrecer e evitar complicações como o refluxo gastroesofágico, faça atividades físicas todos os dias, e mantenha uma boa dieta alimentar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com