FITNESS E NUTRIÇÃO

Sugestões de alimentos saborosos para quem quer evitar carboidratos

Uma dieta que satisfaça os seus gostos pessoais ao mesmo tempo que atende às suas necessidades de saúde é o sonho de todos nós. Afinal, muitas vezes queremos apenas comer aquela bobagem que só ajuda no quesito gosto pessoal, e deixamos nosso bem-estar físico para depois.

Como sabemos, comer de forma balanceada faz o levar da vida muito melhor. Se você estiver em paz com sua dieta, seja ela qual for, conseguirá com maior facilidade alcançar sucesso profissional e pessoal. Isso é verdade em até mesmo em esportes de grande demanda física, como futebol americano –  no qual o vegano running back Arian Foster dominou a cena por várias temporadas até a temporada 2016. Também esportista – mas em um que exige apenas uma mente trabalhando constantemente – e também vegano, Daniel Negreanu mostra que estar em paz com a dieta faz dele um jogador de poker melhor. Fora dos esportes, quem irá  dizer que os veganos Jay-Z, Beyoncé, Jared Leto e Joaquin Phoenix não são talentosos?

Claro, os exemplos acima tratam apenas dos veganos, mas desde que você siga sua filosofia alimentar e saiba dos efeitos que tem no seu corpo e mente, você estará mais propenso a atingir seus objetivos. Nesse sentido, uma dieta que vem ganhando espaço é a que evita carboidratos. Se seguida com dedicação, ela pode ser extremamente eficiente – falando de um ponto de vista pessoal, um querido amigo começou a se dedicar ao “low carb” em Setembro de 2016, quando estava com 130 kg. Em Dezembro, ele pesava 99 kg, se sentia melhor, mais leve e capaz de atingir objetivos pessoais e profissionais. 

Importante frisar que nesse período, esse amigo não cortou totalmente os carboidratos –  é impossível dentro da nossa demanda energética diária; além do mais, sempre há carboidratos nos alimentos, até em alface, mesmo que seja 0,001 grama. O ponto é evitar comer diariamente ou em excesso, cortar os açúcares “inúteis” – isto é, aqueles que não serão queimados em exercícios físicos, que sobram em cerveja e bebidas alcóolicas em geral, ou refrigerantes. Diminuir significativamente o consumo de pães, massas, batata, arroz, chocolate, bolos, empanados… tudo isso parece extremamente difícil, mas há uma luz no fim do túnel: há várias opções  low carb extremamente saborosas; combinações  que você não daria o devido valor em outro contexto. 

Por exemplo, para quem sente falta de um doce, nada mais gostoso do que fatiar uma maçã e colocar manteiga de amendoim. Dentre as opções adocicadas, é uma das mais simples de fazer – basicamente é só passar a manteiga na maçã – e ajuda a aliviar a saudade dos doces mais “pesados”. Se tiver outra preferência de fruta, sem problema! 

Dos salgados, ovos se tornam seu melhor amigo. Combinando ele com bacon, presunto, pancetta ou qualquer proteína suína produz resultados incríveis. Para quem quiser se aventurar em receitas mais exóticas, o Shakshuka, prato tradicional de Israel, tem uma receita para lá de simples e ingredientes “amigos” dos que tentam reduzir carboidratos: ovos, tomate, cebola, sal. 

Se você sente falta de um sanduíche, há alternativas para substituir o pão. Você pode fazer um wrap com presuntos mais espessos, preenchendo com tomate, cebola, ou fazer até mesmo um omelete para colocar dentro. Se você não é fã de presunto, não tem problema: cogumelos Portobelo podem fazer pequenos sanduíches com o que você quiser da parte de dentro. Ainda no universo dos cogumelos, preenchê-los com queijo e colocar no forno é uma baita sugestão, que além de “low carb” é  deliciosa. 

O segredo da dieta bem-sucedida é dedicação. Se você tem um objetivo em mente, vá colocando em prática diariamente o necessário para alcançá-lo, sem medo de falhar e sem pressa de chegar. Em relação à restrição de carboidratos, o mais difícil é se livrar dos hábitos corriqueiros – pão, massa, salgado – mas uma vez que você engrena, o céu é o limite. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com