Scroll Top

FITNESS E NUTRIÇÃO

Temas de redação: o que poderá cair no Enem 2017

Desde o início do Enem, os temas de redação abordados, tiveram relação com algum fato importante ocorrido na época em que o exame fora aplicado. Por exemplo, na redação do ano de 2016, o tema escolhido pelo MAC, foi a intolerância religiosa no Brasil.

Alguns alunos até contestaram a escolha do tema da redação, pois afinal de contas, a intolerância religiosa no Brasil é quase inexistente, se compararmos com as nações Islâmicas por exemplo. Na Arábia Saudita, se algum indivíduo for pego carregando uma bíblia em sua posse, ele é condenado à morte.

Então, apesar de haver grande chance do tema da redação de 2017 estar relacionado à algum fato predominantemente impactante na sociedade atual, temos de levar em consideração, a possibilidade do assunto não estar diretamente relacionado à temas da atualidade.

A seguir, estaremos mostrando quais são os possíveis temas de redação que poderão cair no Enem 2017. Esses assunto têm grandes chances de serem escolhidos, então, é interessante você dar pelo menos uma lida parcial em cada um dos temas de redação citados a seguir. ( veja como iniciar uma redação)

Possíveis temas de redação para o Enem 2017

temas de redação

1) Corrupção

Com os recentes casos de corrupção colocados à tona, há uma possibilidade real deste assunto ser o escolhido para a redação do Enem 2017. Desde o início da Operação Lava-Jato, várias prisões foram realizadas, e vários esquemas de corrupção desmanchados.

2) Violência

A violência é um problema social que assola o Brasil a muito tempo. Neste ano, houve por exemplo, a greve dos policiais no estado do Espírito Santo, e com isso, o caos tomou conta das cidades. Por consequência, a violência cresceu assustadoramente, mostrando assim, a fragilidade da segurança nacional.

3) Liberdade de expressão

Outro assunto que pode ser escolhida dentre os temas de redação, é a liberdade de expressão. Mas por qual motivo esse assunto seria escolhido em uma redação do Enem? a resposta é simples, como houve e há grandes manifestações sociais hoje em dia, é possível que este tema seja abordado na redação do Enem 2017.

temas de redação 5

4) Direitos trabalhistas/previdência

Outro assunto que pode cair na redação do Enem 2017, são os direitos trabalhistas, e a previdência social. Isso porque, o governo planeja alterar tantos os direitos trabalhistas quanto a previdência social, e isso tem incomodado e alegrado determinados grupos de pessoas. Então, é bem possível que ambos os temas caiam na redação.

5) Redes sociais

As redes sociais têm sido motivo de debate entre intelectuais e pessoas comuns. Alguns afirmam que as redes sociais estão atrapalhando a vida dos jovens, tornando-os dependentes da tecnologia, além de atrapalhar a comunicação interpessoal dos mesmos.

Então, o tema “rede social”, pode muito bem cair na redação do Enem de 2017. Se isso acontecer, os estudantes deverão apresentar os pontos negativos das redes sociais, como perda de tempo em frente ao computador, além de relacionamentos líquidos.

Com base nisso, como de costume em uma redação, o aluno deverá apresentar uma solução para que o jovem saiba fazer bom uso das redes sociais, sem que esse recurso tecnológico atrapalhe a sua vida pessoal. Portanto, considere a hipótese deste tema cair na redação deste ano; caso não caia nesse ano, com absoluta certeza não faltará oportunidades para que essa temática seja cobrada em uma futura redação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.