DICAS

Vinagre de maça emagrece? mito ou verdade

Sempre que um determinado alimento é apontado como um suposto auxílio no emagrecimento, os holofotes são apontados para este alimento específico. Hoje em dia um dos alimentos que mais está chamando a atenção é o vinagre de maçã.

Segundo famosos e pessoas comuns, o vinagre de maçã ajuda no emagrecimento, o fato de famosos serem adeptos ao vinagre de maçã, torna essa tese mais interessante ainda. Mas seria isso verdade? este vinagre possui mesmo o poder de eliminar gorduras? hoje estaremos justamente sanando esta dúvida.

De cara podemos descartar a possibilidade desta afirmação ser mito, o vinagre de maçã ajuda sim no emagrecimento. Ele deve ser utilizado com base numa alimentação balanceada e equilibrada. Logo adiante iremos mostrar quais são os benefícios do vinagre para a nossa saúde e emagrecimento.

Artigos recomendados:

  1. Dieta Dukan
  2. Benefícios da graviola
  3. Alimentos ricos em carboidratos
  4. Como melhorar a memória
  5. Sintomas de AVC
  6. Como correr mais rápido
  7. O que é metabolismo

Por que o vinagre de maçã ajuda a emagrecer?

vinagre de maça emagrece 02

O vinagre de maçã é baixo caloricamente falando, e essa é uma das grandes vantagens deste alimento. O fato de estarmos determinados a perder peso nos obriga a inspecionarmos as calorias de cada alimento. O vinagre de maçã possui apenas 6 calorias em 30 ml do líquido.

Outra grande vantagem do vinagre de maçã é que ele proporciona uma digestão mais rápida. Quando o nosso intestino processa os alimentos mais rapidamente, logicamente a eliminação de todas as impurezas também ocorrem na mesma velocidade. Dessa forma as calorias também são eliminadas com mais facilidade, por isso é sempre importante ingerir alimentos que proporcione uma digestão mais fugaz.

vinagre de maça emagrece 03

Quem sofre com problemas de colesterol, ficará muito feliz em saber que o vinagre de maçã ajuda a diminuir os níveis do colesterol no nosso sangue. O colesterol elevado pode complicar a vida das pessoas de diversos modos, ele pode causar inclusive o infarto, além de outras complicações. O vinagre de maçã diminui o alto teor desse colesterol significativamente.

Quem sofre com os conhecidos ataques de fome pode se animar, o vinagre de maçã ajuda a diminuir a fome significativamente. Os ataques de fome consistem basicamente numa alimentação desregrada e fora de hora, onde os alimentos preferidos são as guloseimas. O ataque de fome atrapalha e muito quem  pretende perder peso, e o vinagre de maçã ajuda a combater este problema, deixando a pessoa mais saciada por mais tempo.

vinagre de maça emagrece 04

Como todos sabem, qualquer vinagre possui um sabor meio ácido, e com o vinagre de maçã não seria diferente. No caso do de maçã,  o ácido existente é acético, uma substância muito poderosa que nos ajuda de diversos modos. Esse ácido do vinagre de maçã elimina por exemplo o excesso e acúmulo de gordura. Então se você sofre com este mal, vale a pena inserir o vinagre no seu cardápio.

Quem possui problemas de diabetes tem que ficar de olho nos níveis de açúcar de cada alimento. Um pico de insulina a mais pode levar a pessoa ao óbito. O vinagre de maçã ajuda a eliminar o excesso de açúcar do sangue, o que impedirá um pico de insulina, que como foi dito, pode levar um diabético à morte.

vinagre de maça emagrece 05

Mas não é só os diabéticos que devem se prevenir acerca do excesso de açúcar no sangue, quem está acima do peso deve monitorar da mesma forma a quantidade de açúcar ingerido. Isso porque o açúcar se transforma em gordura dentro do nosso  organismo, e com isso a tendência é de que engordemos. E como foi dito, mais um benefício do vinagre de maçã é a eliminação do excesso de açúcar.

O vinagre de maçã pode não ser indicado

vinagre de maça emagrece 06

Por mais que o vinagre de maçã possua inúmeros benefícios, ainda sim é necessário ter em mente que o mesmo  pode não ser uma boa opção para algumas pessoas. O nosso objetivo aqui é ser transparente para evitar que você tenha problemas de saúde, e por incrível que pareça o vinagre de maçã que até então é santinho, pode se tornar um perigoso vilão.

Por exemplo, quem sofre de gastrites ou úlcera não pode ingerir em hipótese alguma o vinagre de maçã. Isso porque este vinagre é extremamente ácido, e os alimentos ácidos são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento dessas doenças, portanto, não consuma em hipótese alguma o vinagre de maçã caso apresente os problemas citados.

vinagre de maça emagrece 07

Além do vinagre de maçã, vale observar que outros alimentos ácidos também não são permitidos para quem possui ambos os problemas citados anteriormente. O refrigerante e o café são dois exemplos de alimentos ácidos assim como o vinagre de maçã,  porém numa proporção um pouco menor, mas pejorativa para quem possui essas complicações.

Caso esteja determinado à consumir o vinagre de maçã, procure um médico. Por mais que a úlcera e a gastrite impeçam o consumo de alimentos ácidos como o vinagre, ainda sim o nutricionista poderá elaborar um meio de você consumir este alimento pelo menos 1 vez por semana; mas é preciso procurar verdadeiramente um especialista, não consuma o vinagre de maçã sem a indicação de um especialista.

Como consumir o vinagre de maçã

vinagre de maça emagrece 08

O vinagre de maçã pode ser consumido de diversas maneiras, a primeira delas é através de saladas. Para isso, basta inserir 1 ou 2 colheres de vinagre de maçã na salada de legumes ou verduras. Procure não exagerar pelo fato do vinagre ser bem ácido, e isso pode ocasionar complicações.  Por exemplo, pelo fato do vinagre ser bem ácido, isso pode ocasionar lesões na sua gengiva, mas é claro que isso não ocorre com todas as pessoas, mas pode muito bem acontecer.

Outra forma de consumo dos vinagres é através de sucos ou água. A  inserção do vinagre na água é benéfica pelo fato de que o vinagre de maçã é bem ácido, e outro líquido ajuda a cortar esse excesso de ácido, e dessa forma o consumo do mesmo será bem melhor, sem riscos de trazer complicações para a gengiva, como foi dito anteriormente.

vinagre de maça emagrece 09

Outra possibilidade de consumo dos vinagres é através de vitaminas. Existe uma grande sacada em adicionarmos o vinagre de maçã às vitaminas, sacada essa que consiste basicamente no fato das vitaminas possuírem nutrientes que ajudam a deixar o estômago mais saciado por mais tempo.

E isso é ótimo, pois o vinagre também ajuda na saciedade estomacal, então se tivermos esses dois alimentos trabalhando a nosso favor, conseguiremos sem a menor sombra de dúvidas comer menos. E quando ingerimos menos alimentos, mais rapidamente iremos perder peso; independentemente do grupo de alimentos, nunca é interessante exagerar no consumo excessivo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com