FITNESS E NUTRIÇÃO

Vitamina para queda de cabelo

Há quem goste e até mesmo quem adote como opção o corte careca. Porém, a queda de cabelo, que atinge em maior número os homens, chega a ser um problema para 25 a 40 por cento da população feminina brasileira entre 35 e 40 anos segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.

A saúde capilar depende diretamente da saúde do organismo como um todo. Muitos fatores podem influenciar na queda exagerada dos fios, como hereditariedade, estresse e envelhecimento. Porém, em grande parte das vezes, a alopecia – nome oficial da calvície, é causada pela falta de vitamina no organismo, má alimentação e anemia.

Dietas pobres em proteína, por exemplo, levam o organismo a parar de produzir novos fios. Com o tempo, os fios mais velhos ficam fracos e começam a cair em grande quantidade. Nestes casos, a solução é incluir na dieta mais peixes, carnes e ovos, pois eles são fontes de vitaminas e proteínas.

Também é possível completar a alimentação com suplementos de vitamina, que são capazes de fornecer ao organismo condições para o crescimento de novos fios e paralisação da queda. Cada um deles repõe ao corpo substâncias essenciais para a saúde dos cabelos, como a vitamina por exemplo.

Nutrientes essenciais para o crescimento capilar

vitamina para queda de cabelo

Além de vitamina, alguns outros nutrientes são essenciais para a manutenção do crescimento capilar. E assim como a vitamina, a ausência dos mesmos pode desencadear a queda de cabelo. Veja quais são esses nutrientes:

Ácido Pantotênico: fundamental para a saúde do couro cabeludo, fornece reforço extra de queratina, retardando a queda. É indicado não só para o cabelo, como também para unhas fracas.

Biotina: por ser parte do complexo B, tem potencial para reduzir a queda dos cabelos, além de retardar o aparecimento de fios brancos.

Ferro: a falta da substância é a causa mais comum da anemia – maior responsável pela queda dos cabelos. A suplementação de ferro contribui para o fortalecimento das fibras capilares.

Vitamina A e vitamina  C: fazem parte da cadeia dos antioxidantes e, além de estimularem o crescimento capilar a partir da produção de óleo natural, atuam no antienvelhecimento da pele e favorecem o sistema imunológico. Cuidado apenas com a vitamina A que, ministrada em excesso, pode ser tóxica e produzir efeito contrário, prejudicando o fígado.

Vitaminas B: agem na estrutura capilar e fortalecem o folículo, evitando a queda.

Vitamina B3: também chamada de niacina, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios.

vitamina para queda de cabelo 01

Vitamina D: Atua no surgimento de novos folículos pilosos e na estimulação dos que não estão produzindo fios, aumentando a produção capilar. Deve ser usada com moderação, já que em altas doses pode ser tóxica.

Vitamina E: atua na hidratação do couro cabeludo e regeneração celular, contribuindo para a melhoria da fibra capilar.

Zinco: tem o poder de reverter problemas no couro cabeludo e, com isso, favorece o fortalecimento capilar.

O poder dos alimentos que contém vitamina 

Além da suplementação, é possível optar por alimentos ricos em vitaminas e minerais para contribuir no tratamento e na melhoria da saúde capilar. Conheça alguns dos alimentos:

Nozes:  As nozes são ricas em ácidos graxos, biotina e selênio, nutrientes esses que são essenciais para a saúde capilar.

vitamina para queda de cabelo 01 5

Folhas verde-escuras: ricas em vitamina A e  vitamina E, devolvem ao cabelo, de maneira natural, o sebo responsável por nutrir os folículos pilosos. São exemplos o espinafre, a couve e a acelga.

Feijão, arroz e lentilha: São  grãos que contêm aminoácidos responsáveis pela produção de colágeno e queratina – fortalecedores naturais das fibras capilares.

Soja: favorece a circulação no couro cabeludo, reduzindo a queda.

Vinagre de maçã: evita a queda do cabelo pois favorece a digestão das proteínas.

Leite e derivados: por serem ricos em cálcio, fortalecem os fios minimizando a queda.

Juntas, suplementação vitamínica e alimentar são ferramentas poderosas que combatem a queda de cabelo.

Porém, para potencializar a saúde capilar, é importante evitar banhos quentes, além do uso exagerado de secadores e pranchas, ou senão dormir ou prender os cabelos ainda molhados e, deixa-lo sujo por muitos dias.

Consumindo alimentos ricos em vitamina, além de manter uma alimentação saudável, você conseguirá evitar a queda de cabelo indesejada. Por fim, caso você esteja literalmente calvo, uma alternativa plausível é o implante capilar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com